segunda-feira, 25 de abril de 2016
Desvendando YHWH
Quem seria Yaveh, o Deus dos hebreus?...
Sabemos que Enki é a Serpente do Éden, Satanás, o opositor, talvez Lúcifer, o Portador da Luz... mas Yaveh é um mistério! Até Zecharia Sitchin ficou em dúvida sobre sua real identidade. Ele foi descartando todos! Primeiro descartou Enki, depois Enlil, Ninurta, Iskur, Nannar... Todos tinham a ver, mas sempre faltava alguma peça. Ora parecia ser um, ora parecia ser outro, e assim o enigma continuava... Nem mesmo Anu se encaixava no quadro.
Mas achar que YHWH seja alguém superior aos Anunnaki, talvez Galzu, o misterioso mensageiro, ou ainda além dele, sugerindo que seja o Criador de Tudo, não faz o menor sentido! A bíblia, é um livro escrito para o povo hebreu, e pelo povo hebreu, que era o povo de Enlil. O Deus bíblico é um Anunnaki!
É algo simples afirmar que então YHWH seja Enlil. Mas se Zecharia Sitchin tinha dúvidas sobre isso, então a investigação tem que ir mais além!
YHWH é o famoso Tetragrama dos cabalistas, um nome sagrado e impronunciável para os hebreus... As sagradas 4 letras que formam o nome de Deus.
Eu sugiro que YHWH, seja não apenas um dos deuses, mas quatro deles!
Cheguei a essa conclusão, através do estudo do cabalista e ocultista Papus, que em seus livros, especialmente O Tarot dos Bohêmios, vai fundo no estudo dessas cartas que trazem um conhecimento profundo do Passado. Não é só um instrumento adivinhatório, mas uma enciclopédia de símbolos e ensinamentos esotéricos, que remontam ao passado remoto do povo hebreu.
Algumas cartas do Tarot dos Bohêmios, de Papus...
Nesse estudo, Papus (Gérard Anaclet Vincent Encausse), relaciona letras à números e seu significado oculto. E então chegamos ao ponto onde o Tetragrama é aprofundado.
YHWH, é formado pelas letras Yod, He, Wav, He. Cada uma dessas letras representa alguém no Tarot dos Bohêmios. Yod, é o pai, He é o irmão, e Vo é o filho.
Se nós passarmos isso, para o conhecimento que temos sobre os Anunnaki, e sabendo que o Deus bíblico não é um, mas vários, então estamos chegando perto de desvendar esse mistério ligado ao Tetragrama!
YHWH = Yod, He, Vo, He
Yod = Pai ... Quem seria o Pai?
He = Irmão, e repete duas vezes dentro do Tetragrama... Quem seriam os irmãos?
Vo = Filho... Quem seria o filho?
Quanto a Yod, não tenho dúvidas, é Enlil!
Mesmo porque, é a primeira letra no tetragrama em hebraico, que como vocês sabem, se lê da direita para a esquerda: יהוה
י Yod
ה He
ו Waw
ה He
Depois de Yod, segue a letra He, indicando um irmão... Seria Enki?... Não acredito que seja, pois estamos falando de deuses que governavam o povo hebreu.
Então quem é um dos HE?...
Antes de deciframos a letra He, vamos decifrar a letra Waw, ou Vo. Quem é o filho primogênito de Enlil?... Ninurta. Então Waw é Ninurta!
Agora temos duas letras He, significando irmãos. Quais são os irmãos possíveis nesse quadro? Ishkur e Nannar, os filhos de Enlil, nascidos na Terra!
A princípio, liguei as duas letras He com os irmãos gêmeos Inanna e Utu. Mas Inanna não pode ser pois era Astarote, e essa deusa era rival de Yaveh para os hebreus, embora volta e meia sempre tinha um ali seguindo essa deusa, inclusive o Rei Salomão...
E aí, temos que lembrar que Inanna mandou seus reis invadir a 4ª Região (Espaçoporto no Sinai), e isso não foi perdoado por Enlil. O episódio Sodoma e Gomorra não diz respeito somente a uma represália a Marduk e seus seguidores, mas também à Inanna e seus seguidores. Mohenjo-Daro está lá como prova do castigo...
Já Utu, faz algum sentido ser uma das letras He, pois ele era o comandante do Espaçoporto no Sinai!...
Mas como Utu entraria nesse jogo, se uma das letras He, é Nannar?... Bom, nós sabemos que em algum momento da história, Nannar se voltou contra Enlil. O motivo não sabemos, mas posso adivinhar.
Nannar não tinha os mesmos direitos de Ninurta, nem em Nibiru, nem na Terra. Ninurta sempre seria o preferido de Enlil para ficar à frente dos negócios! Nannar ainda tinha que aguentar Marduk e Inanna querendo dominar a Terra. É muito possível que Nannar se revoltou com tudo isso e quis conquistar o seu lugar na Terra. Dominando toda a região do Irã e parte do Iraque, outra religião foi fundada em seu nome: O Islamismo.
Já Utu, se estabeleceu em Jerusalém, o Centro de Controle da Missão Anunnaki na Terra, após o Dilúvio.
Se assim for, temos as peças do quebra-cabeças: YHWH é Enlil, Ninurta, Ishkur, e Utu que tomou o lugar de Nannar no grande jogo.
Quero fazer um adendo: He também significa mãe no estudo de Papus, sendo a primeira letra He no Tetragrama. Mas como sabemos que os Anunnaki são patriarcais, e mesmo os hebreus são patriarcais, descartei a possibilidade de ter uma deusa dentro do Tetragrama. Mas se tivesse, seria Ninhursag. E aí, teríamos a conjunção: Yod = Pai (Enlil), He = Mãe (Ninhursag), Waw = Filho (Ninurta), e He = irmão (Ishkur, Nannar, ou Utu, e nesse caso, continuo apostando em Utu.)... Acredito inclusive, que essa seja a conjunção mais acertada! Porque mesmo sendo patriarcais, Ninhursag desempenhava um papel muito importante de liderança, atuando aqui e ali com seu bom senso. Ela pode sim, ser a primeira letra He do Tetragrama, a mãe!
Concluindo, YHWH, o nome impronunciável de Deus, é então as Iniciais dos nomes de 4 deuses! Não sei se podemos dizer iniciais, porque os Anunnaki realmente não revelavam seus verdadeiros nomes, sendo chamados o tempo todo por seus epítetos: Enlil ( O Senhor do Comando), Enki ( O Senhor da Terra)... e assim por diante. Mas já podemos ter uma ideia de quem é afinal Yaveh, o Deus dos hebreus, o Deus da bíblia. Que NÃO é o Deus Criador de Tudo! Neste, também os Anunnaki acreditavam e Lhe dirigiam suas orações.
Mas calma!... Não é porque o deus da bíblia não é o Deus Criador do Universo, que Ele não exista, e que você está à deriva ou sozinho nesse grande jogo que é a vida! Ao contrário! Existe uma Força Criadora e Amorosa muito palpável que podemos perceber quando sentimos Gratidão, Fé na Providência, Paz, e Amor!...
Sabendo que tudo no Universo obedece uma hierarquia, e que a evolução é como uma escada de milhões de degraus, passando de uma raça criadora de homens para outra superior, e assim por diante, a cada esfera que habitamos, mantemos acesa em nós a chama do contínuo BUSCAR! Deus ainda continua sendo o Grande Mistério da Vida! Aquele para Quem ansiamos voltar no fim da Grande Jornada.
E é claro, tudo isso pode ser apenas outra viagem da minha cabeça!
Como a moçada gosta de dizer hoje em dia: É muita brisa!
Assinar:
Postar comentários (Atom)

-
O assunto de hoje, eu evitei por anos, desde que comecei a escrever sobre os Anunnaki. Na verdade, não fossem as insistentes p...
-
Quem seria Yaveh, o Deus dos hebreus?... Sabemos que Enki é a Serpente do Éden, Satanás, o opositor, talvez Lúcifer, o Portador da Luz....
-
Também conhecida como ANKH, este símbolo egípcio representa a Vida Eterna. Os Anunnaki, 'Aqueles que do Céu vieram à Terra',...
Sua análise teórica é bastante racional,concordando com sua linha de pensamento, opino ainda que simplesmente o fato do povo sumério não conhecer fatos ou coisas,davam nomes a elas para se tornarem palpáveis, isso aconteceu e acontece até dias de hoje.
ResponderExcluirTalvez seja o fator de uma raça tão evoluída como os Anunnaki deixarem a confusão de linguagem e nomes.
Faz sentido. Eu sempre ficava entre Enlil e Ninurta. Mas por coincidência, também imaginava uma junção de de mais deuses, como a Trina Sagrada dos católicos: Pai, Filho e Espírito Santo. Fico mais com a sua última aposta: Enlil, Ninhursag, Ninurta e Utu. (Ninhursag, a Mammy, foi a criadora do Adapa, mais do que Enki e seu filho). Ela provavelmente faça o contraponto do deus "bondoso, amoroso e misericordioso de Yavé, ao outro lado opressor e vingativo, representado por Enlil).
ResponderExcluirYHWH não necessariamente precisa ser algum deus conhecido.
ExcluirAfinal, tudo que vemos nessas estórias é manipulação da criação.
Ainda falta muito conhecimento sobre o alpha e o ômega.
Acho que tem um errinho ai... Vamos voltar a discutir, querida! Lembre-se que o tetragramaton é fenício e vem de uma escrita antiquissima.... stou bloqueado no facebook.... Só daqui a vinte dias voltashttp://cronicasdaterrazechariasitchin.blogspot.com/logout?d=https://www.blogger.com/logout-redirect.g?blogID%3D7100883167794249542%26postID%3D8097526197266056856rei..
ResponderExcluiresta removido =(
ExcluirLEMBRO QUE ANTES DE LER ENCONTROS DIVINOS, O OITAVO LIVRO DA SÉRIE, FICAVA ME PERGUNTANDO QUEM ERA YAHUH (YHWH) ENTRE OS SERES DE NIBIRU. EM UM MOMENTO TINHA A CERTEZA DE QUE ERA ENLIL MAS DEPOIS MUDAVA PARA ENKI E ALGUMAS VEZES PENSAVA SE TRATAR DE NINURTA, ADAD OU NANNAR. E ENTÃO COMECEI A FORMULAR UMA TEORIA NA MINHA MENTE PENSANDO EM COMO OS PICTOGRAMAS SUMÉRIOS SE DESENVOLVERAM ATÉ CHEGAR A SER UMA ESCRITA CUNEIFORME E FICAVA IMAGINANDO QUE TIPO DE SÍMBOLO REPRESENTAVA ALGO NA VIDA REAL E QUE LETRA HEBRAICA CORRESPONDIA A DETERMINADO SÍMBOLO; COMO NO EXEMPLO QUE ZECHARIA MOSTRA DE UM DESENHO DE ESTÁGIO DE FOGUETE PASSAR A SER CHAMADO DE DIN.GIR. E SE EU CONSEGUISSE DESCOBRIR QUE PICTOGRAMA CORRESPONDESSE A CADA LETRA DO TETRAGRAMA, PODERIA DESCOBRIR QUE UM SEGREDO OCULTO ESTAVA GUARDADO EM UMA IDENTIFICAÇÃO DUVIDOSA. O FATO É QUE FOI DIFÍCIL PRA MIM DESVENCILHAR DO CONCEITO DE UM PARA VÁRIOS, OU SEJA, CRIAR UMA IDENTIDADE QUE PAREÇA SER UM MAS QUE POSSA SER ASSUMIDA POR VÁRIOS. FIQUEI PENSANDO EM COMO ESSE ARTIFÍCIO PODE SER VÁLIDO E O PORQUÊ E TODAS AS IMPLICAÇÕES NO QUE DIZ RESPEITO A AMOR, VERDADE, JUSTIÇA, CONCEITOS QUE NOS FORAM AMPLAMENTE PASSADOS POR ELES. COMO PODERIA CONTINUAR ENXERGANDO APENAS UM SER SUPERIOR QUE SÓ SE MANIFESTAVA DEPOIS QUE MARDUK JÁ TINHA FEITO UM MONTE DE CAGADA? (EXEMPLO) A ÚNICA EXPLICAÇÃO QUE ME OCORREU FOI A POSSIBILIDADE DE CENTRALIZAR TODAS AS DECISÕES EM UMA ÚNICA IDENTIDADE PARA CONTROLAR O RUMO DOS ACONTECIMENTOS QUE ESTAVAM DEGRINGOLANDO. SE VC QUER CULPAR ALGUÉM, CULPE YAHUH, SE QUER AGRADECER, AGRADEÇA YAHUH, SE QUER PEDIR, REINVIDICAR, ADORAR OU QUALQUER OUTRA COISA, YAHUH MAS NÃO IMPORTA QUEM SEJA PORQUE "EU SOU O QUE SOU OU SEREI O QUE SEREI OU QUALQUER OUTRO TEMPO VERBAL". CONFESSO QUE FIQUEI DECEPCIONADO COM A CONCLUSÃO DO MESTRE ZECHARIA MAS DEPOIS PENSEI: DEVE TER FICADO ALGUMA IMPLICAÇÃO POLÍTICA EM SUA MENTE PORQUE AFINAL DE CONTAS ELE ERA DA MESMA REGIÃO ONDE TODOS ESSES FATOS ACONTECERAM E QUE AGORA É DOMINADA POR 3 GRANDES RELIGIÕES QUE TEM MUITO PODER NO MUNDO ATUAL E O QUANTO PERIGOSO ISSO PODE SER PRA UM CIENTISTA QUE ESCREVE UM LIVRO MOSTRANDO TODOS OS EQUÍVOCOS QUE ESSAS 3 RELIGIÕES PERPETUAM? ENFIM, PREZADA COLEGA, CONCORDO COM SUA LINHA DE RACIOCÍNIO E QUERO APENAS REVER ALGUNS PONTOS: O PERSONAGEM QUE ENCARNA A SERPENTE OU HA-SATAN (O ADVERSÁRIO) ME PARECE ENCAIXAR MELHOR NA PESSOA DE MARDUK, POIS ELE VEIO DE NIBIRU COM ENLIL E JÁ ALIMENTAVA UMA RIVALIDADE COM O TIO; ELE TAMBÉM CARREGAVA O SÍMBOLO DA "SERPENTE" E EM ALGUNS EPISÓDIOS FOI CHAMADO DE "A GRANDE SERPENTE". ENKI, CONCORDAVA E ACATAVA A MAIORIA DAS DECISÕES DE ENLIL APESAR DE DISCORDAR. MARDUK ERA TÃO EGOÍSTA E ARDILOSO QUE CHEGOU A BRIGAR COM O PAI QUANDO ESTE SE NEGOU A LHE ENSINAR A CIÊNCIA DA RESSURREIÇÃO QUE ELE, ENKI, HAVIA PASSADO PARA NINGHISZIDA/THOT. AS CARTAS DE TARÔ, A KABALAH, O HEBRAICO E O FENÍCIO SÃO TODOS SOMBRAS DERIVADAS DO SUMÉRIO E DE SEUS PICTOGRAMAS; SE ESSA RELAÇÃO FOR REAL, A ORDEM LÓGICA SERÁ: YOD (PAI)=ANU, HÊ (IRMÃOS)=ENLIL E ENKI, WAV (FILHO)= NINURTA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A HIERARQUIA QUE VEM DE NIBIRU COM SEUS VALORES SEXAGESIMAIS: ANU=60, ENLIL=50, ENKI=40 E NINURTA COMO HERDEIRO DO 50. MAS TAMBÉM CONCORDO QUE A CASA DE ENLIL ESTÁ MAIS ENVOLVIDA COM OS DESCENDENTES DOS SUMÉRIOS (HEBREUS) DO QUE A CASA DE ENKI MAS NÃO DESCARTO A POSSIBILIDADE DE QUALQUER AUTORIDADE ANUNNAKI ASSUMIR A IDENTIDADE YAHUH, UM EPÍTETO CRIADO PARA PERPETUAR O AMOR, A JUSTIÇA, A BONDADE E OUTRAS VIRTUDES REPASSADAS AOS HUMANOS VERSÃO 2.0.
ResponderExcluirBoa reflexão, Marcio!
ExcluirObrigada pelo comentário excelente, Marcio!
ResponderExcluirVan, Y não seria Anu? Os irmãos He ( como você disse , repete duas vezes no tetragrama ) Enki e Enlil ? A outra possibilidade é que ao invez de Pai, seria o CHEFE da Expedição, nesse caso Enlil e os irmãos Enki e a sua irmã (que não recordo o nome) que ciraram o trabalhador primitivo. ??? - Merussi
ResponderExcluirOiii! Então... Se a ideia for acrescentar Anu, então Y é Anu!
ExcluirMas acredito que YHWH se refira apenas aos que estavam na Terra.
YHWH é ainda maior que todos esses.
ExcluirÉ o criador!
Esses todos são manipuladores, estão mais para demônios.
A humanidade não tem informação suficiente do domínio dos céus.
Leia o livro de Jó...
Van Ted, permita-me que dê o meu palpite sobre o assunto YHWH e que a informe que são ainda parcos os meus conhecimentos sobre toda esta matéria que envolve os anunnakis por isso peço a sua compreensão.
ResponderExcluirOs anunnakis são os elohims da Biblia e YHWH é um deles e que por razões ainda por nós desconhecidas deve ter tido a cargo de encaminhar Abrão, rebatizado de Abraão por YHWH, com o seu exército para combater contra o exército de outros elohims que ocupavam Canaã, claro que o engodo era a terra prometida.
A nossa primeira grande dificuldade começa quando a História oficial relata os factos acontecidos à época como se esses mesmos factos tivessem sido originados e conduzidos pelos homens.
Sabendo-se que para a História oficial não existem "anunnakis", "elohims", "gigantes", etc..., todos estes elementos históricos foram atirados para o caixote do lixo a que eles, os historiadores, chamaram de mito.
Acrescente-se a esta dificuldade uma outra que é a Bíblia relatar todos os factos do Antigo Testamento como a epopeia da humanidade quando não passa da história de Abrão, mais tarde Abraão, e seu exército(e respectivas famílias), dando a impressão que a origem humana e seu consequente desenvolvimento são fruto do povo hebreu. A verdade é que nem Ur, a cidade caldeia à época onde vivia Abrão(Abraão), nem ele próprio eram hebreus ou israelenses, eram sim caldeus, enfim caldeus, na verdade pura, eles eram os descendentes dos híbridos criados pelos designados anunnakis, por referência às tabeletes desenterradas na Mesopotâmia, ou se quiser elohims por referência à Bíblia. Então segundo os vencedores das guerras entre eles passavam-se a designar ora Sumérios, ora caldeus, ora acádios, ora assírios, ora babilónicos mas a verdade é que eram os descendentes dos híbridos criados pelos anunnakis (elohims). Aliando a este facto o sabermos que a escrita era só composta de consoantes pois não existiam vogais, agravado pelo facto de desconhecermos completamente a fonética da Língua à época dos factos torna-se totalmente impossível à luz dos conhecimentos actuais decifrar o significado do nome YHWH.
YHWH Experimentem Yehudaem hebraico ou Jesus pra nós. E primeira vinda como salvador dando demonstração de vida eterna ressuscitando. E W como segundo nome pra segunda vinda como rei e sacerdote de toda terra, trazendo a vida eterna q a bíblia promete. Ou será q "isso também" é impossível pra gente? Fica a dica!
ResponderExcluirSinceramente sempre acreditei ser ENLIL, pelo fato de Abraão ter sido "apadrinhado" pelo mesmo. Olhando por essa perspectiva, acho que Y e W, como foi dito, são respectivamente ENLIL, NINURTA (o herdeiro representado pelo numero 50 como ENLIL). Porém um detalhe que acho importante é o fato de NERGAL (filho de ENKI) ter se assossiado a NINURTA na liberação das armas do terror na guerra contra MARDUK(que era supremo na babilonia, pra sempre rival dos hebreus)
ResponderExcluirAlias MARDUK supremo também no Egito, que escravizou os hebreus, talvez NERGAL e NANNAR (Sin) sejam as peças que estão faltando.
ResponderExcluirO Adapa era uma evolução do Adamu mas era híbrido, sendo necessário continuar utilizando as mulheres Anunnakis para gerar novos trabalhadores. Então Enki e sua meia irmã Ninhursag/Ninmah/Mommy interferiram novamente dessa vez manipulando a coluna vertebral de um casal Adapa e sua companheira. Essa interferencia alcançou o resultado mas, mas, mas, trouxe também a auto consciencia - certamente uma auto programação do DNA para a luta pela sobrevivencia da espécie . De imediato eles perceberam que estavam nus e procuraram se vestir. Enli descobriu , se irritou e expulsou o casal do Ed.In. No Genesis biblico que o expulsou é chamado de YHWH. Mas penso que durante a longa interação deles com os hebreus aqui na Terra, ora era Enlil que se apresentava ora era outro Anunnaki.....
ResponderExcluirObrigada por todos os comentários! Excelentes!!!
ResponderExcluire põe viagem se DEUS pudesse ser entendido pela mente humana pesquisas ele não era DEUS e o que necessitamos para vida eterna está na BIBLIA NA SIMPLICIDADE DE CRISTO."Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro." (Apocalipse 22 : 13)
ResponderExcluirSempre tem que aparecer algum inconveniente fanático pentelhocostal tentando converter e doutrinar, quem está acima deles.
ExcluirEsses servos imundos, ora de enlil ora de marduk que eles ignorantemente supõe ser um só e seu deus mitológico de merda, da "biblia".
Boa matéria, boa pesquisa!, sempre acho que explicar Deus é loucura!
ResponderExcluirConstruimos passo a passo nossas verdades, "Deus é o princípio inteligente causa primeira de todas as coisas" O livro dos espíritos informa isso, a ciência através da Mecânica Quântica descobriu Deus, pelo comportamento dos átomos podemos entender a onipotência, onisciência, onipresença, etc, nos experimentos dupla fenda, entrelaçamento quântico e outros, justifica a lei de atração (vibração), frequências e tudo mais.Tudo que existe Deus, Espírito e Matéria, no mais, são seres encarnados ou espirituais possuidores de inteligência, tecnologia impondo sua força (boa ou não)aos inferiores na escala. É por aí...
ResponderExcluirSugiro que leiam: https://www.enkiptahsatya.com/51-enlil-is-not-yahweh-anu-is---lets-be-done-with-the-lie-once-and-for-all.html
ResponderExcluirExistem várias questões para debate:
ResponderExcluirEnki é Poseidon? Então quem é Prometheu?
Boa noite Van Ted. É como você disse e também analiso dessa forma. A bíblia relata que Abraão saiu da cidade de Ur que se localizava na Suméria ou seja ele saiu de uma região que era o reduto dos deuses, porém sabemos pelos contos sumérios que Enlil se enfureceu com Enki por causa do conhecimento, Enki foi quem avisou sobre o dilúvio e Ninurta e Nergal foram responsáveis pela destruição de Sodoma e Gomorra. Os judeus colocaram na Bíblia esses acontecimentos entre outros como sendo obra de YHWH. Acho que o pavor que ele causava era tão grande que tudo era direcionado pra ele. Definitivamente era uma junção de outros deuses. O difícil saber se eles veneravam Javé como único deus por imposição ou por escolha do povo. Acredito que isso foi imposto a eles, pois demais regiões não tinha problema com os deuses.
ResponderExcluirRealmente a dominação através dos hebreus so foi possivel pela formação de um grupo de anunnaki, a prova é que até hoje tal projeto continua funcionando perfeitamente dominando grande parte dos humanos com fantasias que foram produzidas pelo famoso YHWH. Toda coleção do Papus guarda grandes conhecimentos antigos, recomendo tmb! Valeu Van sempre com informações essenciais!
ResponderExcluirSeguindo a ordem do anagrama (YHWH) e levando em conta as duas gerações dos principais Anunakis enlilitas (que parece estar ligados ao povo hebreu, desde quando o pai de Abrão era sacerdote em UR), poderia ser também pai (Enlil) e seu irmão, representando o YH, seguido pelo filho herdeiro (Ninurta) e seus 2 irmãos (Nana/Sin -senhor do Sinai, Iskur/Adad - senhor do trovão), representados pelo WH. O fato de Nergal (filho de Enki) ter soltado as bombas de destruição sobre as cidades de Sodoma e Gomorra não gera contradição com o relato bíblico, pois tal ato foi feito a mando de Enlil, um dos YHWH.
ResponderExcluirÉ interessante que letras Yod, He, Wav, que compõem o anagrama (YHWH) constam também de um ritual feito pelos nativos dos andes, onde o principal deus (Viracocha) era o mesmo (ou tinha os mesmos atributos) deus sumério Iskur/Adad, segundo Zecharias Sitchin, no livro OS REINOS PERDIDOS: "Na Festa das Primeiras Frutas, os nativos cantavam as palavras místicas Yo Meshica, He Meshica, Va Meshica. Para alguns dos teóricos espanhóis a palavra Meshica significava o mesmo que o termo hebreu "Mashi'ach" — o Messias".
Tirando a palavra "Meshica", sobra "Yo He Va", cuja sonorização lembra bastante a palavra Jeová e suas variantes...